domingo, 25 de setembro de 2011

Estrutura interna da Terra


A Terra é um planeta dinâmico. Os vulcões e os sismos são manifestações violentas e perceptíveis dos processos que ocorrem no interior do nosso planeta. Mas como será, exactamente, a estrutura interna da Terra?
            Desde a Antiguidade que o Homem tenta conhecer o interior do nosso planeta.
            Para o estudo da estrutura interna da Terra, os investigadores recorrem a métodos directos e a métodos indirectos. Os métodos directos  -  fornecem dados a partir da observação directa das rochas e dos fenómenos geológicos. Estes métodos incluem o estudo das rochas provenientes dos afloramentos, das sondagens e das minas e o estudo dos materiais expelidos pelos vulcões. Actualmente o estudo directo da estrutura interna da Terra está limitado a uma fina película à superfície.
            No estado actual do conhecimento científico e tecnológico, as informações que mais contribuem para o estudo das zonas profundas da Terra são provenientes dos métodos indirectos. Estes métodos incluem o estudo dos meteoritos e do comportamento das ondas sísmicas. 

Estrutura Interna da Terra - Modelos Propostos

Através do estudo dos dados obtidos pelos métodos directos e indirectos, os cientistas elaboraram dois modelos da estrutura interna da Terra. 




Sem comentários:

Enviar um comentário